Docentes

PROFESSORES PERMAMENTE

Cristina de Souza Agostini

Cristina de Souza Agostini, Doutorado em Filosofia, Lotada na Faculdade de Ciências Humanas, Curso de Filosofia – Licenciatura e docente permanente do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) UFMS. Líder do Grupo de pesquisa/CNPq: Diálogo: essência filosófica para o ensino de Filosofia Antiga, coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa Atrivm/CNPq- UFMS – Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade e pesquisadora do GP/CNPq-USP Estudos sobre o Teatro Antigo. 

Projeto de Pesquisa: PRÁTICAS DIALÓGICAS PARA O ENSINO DA FILOSOFIA

Maíra de Souza Borba

Maíra de Souza Borba, Doutorado em Filosofia, Lotado na Faculdade de Ciências Humanas, Curso de Filosofia – Licenciatura, Linha de Pesquisa: Prática de Ensino de Filosofia.

Projeto de Pesquisa: HISTÓRIA DA FILOSOFIA: VISÕES E REVISÕES

Marta Rios Alves Nunes da Costa

Marta Rios Alves Nunes da Costa, Doutorado em Filosofia, Lotado na Faculdade de Ciências Humanas, Curso de Filosofia – Licenciatura, Linha de Pesquisa: Prática de Ensino de Filosofia

Projeto de Pesquisa: HISTÓRIA DA FILOSOFIA: VISÕES E REVISÕES

Ricardo Pereira de Melo

Doutorado em Filosofia, Lotado na Faculdade de Ciências Humanas, Curso de Filosofia – Licenciatura. 

Linha de Pesquisa: Prática de Ensino de Filosofia.

 Projeto de Pesquisa: HISTÓRIA DA FILOSOFIA: VISÕES E REVISÕES.

Rodrigo Augusto de Souza

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001).Professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Faculdade de Educação. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com bolsa do Programa Nacional de Pós Doutorado/Capes (PNPD/Capes). Foi professor substituto do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE), da Universidade Federal do Paraná. Atua principalmente nos seguintes temas: Filosofia e História da Educação, Educação Brasileira, Escola Nova e pensamento deweyano.

Linha de Pesquisa: Prática de Ensino de Filosofia.

Projeto de Pesquisa: PRÁTICAS DIALÓGICAS PARA O ENSINO DA FILOSOFIA

Ronaldo Amaral 

Doutorado em História, Lotado na Faculdade de Ciências Humanas, Curso de Filosofia – Licenciatura.

Linha de Pesquisa: Prática de Ensino de Filosofia

Projeto de Pesquisa: HISTÓRIA DA FILOSOFIA: VISÕES E REVISÕES.

Thiago Pedro Pinto

Doutorado em Educação para a Ciência, Lotado no Instituto de Matemática.
Linha de Pesquisa: Prática de Ensino de Filosofia
Projeto de Pesquisa: ENSINO DE FILOSOFIA, GÊNERO, FEMINISMOS E DECOLONIALIDADE
Walter Valdevino Oliveira Silva

Possui Bacharelado em Filosofia pela UNICAMP (1999-2003), Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018-2021), mestrado em Ética e Filosofia Política pela PUCRS (2003-2005) e doutorado em Ética e Filosofia pela PUCRS (2005-2009), com Estágio de Doutorando (bolsa CAPES) na École Normale Supérieure, Paris, França (2006-2007), e tese que obteve Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese Edição 2010. Foi bolsista CAPES-PNPD no Pós-Doutorado em Filosofia da PUCRS (2010-2011). É Professor Associado no Departamento de Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – http://cursos.ufrrj.br/grad/filosofia). É Chefe do Departamento de Filosofia da UFRRJ (Julho de 2024- Julho de 2026). É membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ (PPGFIL-UFRRJ), na Linha de Pesquisa Subjetividade, Ética e Política (http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgfil). É membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da Universidade Federal do Matro Grosso do Sul (UFMS). É líder do Grupo de Pesquisa Contratualismo Moral e Político (CNPq) (http://r1.ufrrj.br/contratualismo) e do Grupo de Pesquisa Evolução, Moralidade e Política (CNPq) (http://evolutionmoralitypolitics.com).

Linha de Pesquisa: Prática de Ensino de Filosofia

Projeto de Pesquisa: HISTÓRIA DA FILOSOFIA: VISÕES E REVISÕES.

 

PROFESSOR COLABORADOR

Victor Hugo de Oliveira Marques

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Local na Universidade Católica Dom Bosco (2020). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2012). Especialista em Salesianidade (2020).Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (2011). Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Bacharel em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (2010). Atualmente é Coordenador e docente do cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, ambos pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professor colaborador do Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Membro do Comitê de Ética da Universidade Católica Dom Bosco. Pesquisador do Laboratório de Ética e Cuidado (LABEC) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Contribui com o Projeto de Pesquisa Estudos Críticos do Desenvolvimento. Orientador do Projeto de Iniciação de Científica (PIBIC). Membro da Associação Brasileira de Filosofia da Religião. Membro da Fellowship of Anglican Scholars of Theology. Orienta e tem interesse nos temas: Fenomenologia (Husserl e Heidegger), Hermenêutica (Gadamer), Filosofia e Desenvolvimento, Epistemologia Analítica da Religião e Teologia Filosófica.

Linha de Pesquisa: Prática de Ensino de Filosofia

Projeto de Pesquisa: HISTÓRIA DA FILOSOFIA: VISÕES E REVISÕES.